sexta-feira, 18 de julho de 2008

QUEM FISCALIZA?

“Acidente é que nem paixão, vem quando menos se espera”. Essa é uma verdade popular, geralmente vista em pára-choques de caminhões. Eu diria “Acidente é que nem paixão, vem quando menos se espera” mais que podem ser evitados. O episódio envolvendo o avião super-tucano da FAB, por exemplo, poderia ter sido evitado, afinal a altura da torre de telefonia móvel celular é de apenas a 60 metros de altura, longe da pista de pouso e segundo a empresa proprietária devidamente autorizada tanto pela prefeitura como também pelo órgão competente da aeronáutica. Ainda, segundo a empresa, a torre encontrava-se devidamente sinalizada. Será? Quem pode provar que estava mesmo sinalizada? Imagino que a lâmpada de sinalização poderia está mesmo funcionando normalmente, mais só para lembrar o acidente ocorreu próximo às 13h00 horas e no momento do acidente caia sobre Boa Vista um forte temporal. A lâmpada de sinalização acende automaticamente quando se aproxima a noite. Talvez à falta de luz solar naquele instante não tenha sido suficiente para acender a lâmpada. Bom, mais essa questão está sendo apurada por quem de direito e os resultados com certeza serão apresentados à sociedade.
Quero continuar meus questionamentos e gostaria de saber de quem é a responsabilidade de fiscalizar se as sinalizações das torres instaladas em Roraima estão funcionando mesmo. Será a Prefeitura, a Aeronáutica, ANATEL, CREA, o proprietário, enfim, de quem é a responsabilidade? Para se ter uma idéia existe várias torres no município de Boa Vista sem a sinalização, todas no centro da cidade inclusive a torre acidentada encontra-se sem a sinalização noturna.
E não são somente as torres que podem causar acidentes. Tem ainda os cabos telefônicos que atravessam as avenidas das cidades de Roraima. Existem normas para instalação de cabos telefônicos em postes que sustentam as redes de energia elétrica. Existem casos em que as redes telefônicas podem ser lançadas em postes e em outras situações devem ser subterrâneas, depende do dimensionamento da rede. Um olhar mais atento perceberá que existem postes em Boa Vista que chegam a está inclinados devido sobrecarga de cabos. Tem ainda como agravante o fato da base desses postes serem constantemente molhadas por carros pipas que irrigam as plantas e gramas nos passeios públicos. E quem fiscaliza? Se um caminhão, que é comum trafegar com carga superior ao permitido por lei, chocar-se com um cabo telefônico desses superiores ao permitido, com certeza fará um grande estrago de proporção inimaginável. E quem fiscaliza? Uma carga com altura fora da lei é infração. E quem fiscaliza? Seria uma boa oportunidade para nossas autoridades mostrarem-se úteis. Com a palavra as autoridades.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES