Aconteceu neste sábado o primeiro debate visando as eleições 2010. O evento contou com a presença dos presidente dos partidos PV, DEM, PCdoB, PRB, PP E e PHS.
Foi mediado pelo apresentador do programa SPORT BAR, Delman Veras, que tentou de todas as formas colher dos presidentes quais as possíveis composições que estão sendo trabalhadas e que poderão ser concretizadas entre os dias 10 e 30 de junho de 2010.
O primeiro a se pronunciar foi o presidente do PCdoB, FÁBIO ALMEIDA que tratou da falta de politicas públicas para os setores de saúde, educação, de empregos, entre outros assuntos. Falou também do alinhamento político do PCdoB a nível nacional e que o partido acompanhará a candidata do PT a presidência da república. Disse também que o partido defederá uma alternativa de governo independente das forças atualmente expostas para 2010. Disse também que o partido não acompanhará o atual governo dirigido pelo governador do estado ANCHIETA JUNIOR. Disse também que na eleição proporcional estadual o partido caminhará junto com o PSL. O PCdoB apresentará também um candidato ao senado da república e o nome mais provável será o dele mesmo. Serão 26 pré - candidatos a deputado estadual e dois a câmara federal.
O segundo a falar foi o presidente do PRB MARCOS JORGE. Ele falou do crescimento do partido, apesar da juventude do mesmo. Falou também que o partido dispõe de diversos candidatos a deputado estadual como também a câmara federal. Ele não citou nomes, disse apenas que o partido caminhará com o governador ANCHIETA JÚNIOR e também com o PR. Quando MARCOS JORGE deixou claro que acompanharia o atual governador ANCHIETA JUNIOR a reeleição, foi interpelado pelo presidente do PP, NEUDO CAMPOS que perguntou se o acompanhamento do PRB ao atual governador era porque ele concordava com as políticas desenvolvidas pelo atual governo no que diz respeito a saúde, educação. MARCOS respondeu que o atual governo tem seus erros mais também tem seus acertos e deixou clara sua apção para 2010.
O terceiro a falar foi o deputado CHICO RODRIGUES que falou da trajetória política dos DEMOCRATAS desde a época que se chamava PFL. Deixou claro que é pré - candidato ao senado federal e que essa decisão é definitiva. Falou também da participação na governabilidade do estado e da participação do DEM no governo. Falou da substituição do secretário da agricultura, indicação do DEM, por um secretário escolhido pelo governador. Falou da questão da agricultura que deve ser a base para o desenvolvimento do estado. Quando a decisão de quem os democratas irão acompanhar em 2010 ele não deixou claro, disse apenas que o partido tem musculatura suficiente para tomar uma decisão no momento mais apropriado.
O quarto a falar foi o presidente do PV RUDSON LEITE. Abordei os 19 aos de instalação do estado de Roraima. Comecei citando uma frase que gosto muito dita por PETER DRUCK, um dos papas da administração. "Não existem nações ricas e nações pobres, existem sim, nações que sabem administrar seus recursos naturais, humanos e tecnológicos e outras que ainda não sabem". Disse que apesar de um sonho realizado, o asfaltamento da BR - 174, ela jamais suportou uma chuvas mais intensa e logo se encheu de buracos. Disse também que a energia vinda da Venezuela nos garante energia perene, no entanto ela não suporta uma demanda indústrial. Fui interpelado pelo deputado federal NEUDO CAMPOS que disse não concordar. Disse que o asfalto logo se enchia de buracos devido ao tráfego descontrolado pois não existiam (e até hoje não existem) balanças para controlar as cargas dos caminhões. O dificil é entender como o asfalto que liga Boa Vista a Mucajaí ter se mantido durante mais de 20 anos, inclusive suportando o mesmo tráfego vindo de Manaus pelo asfalto do trecho Caracaraí a Manaus. Disse também que a energia que chega a Roraima, 200 megawats, é suficiente, inclusive sobram 120 megawats que poderá atender a interiorização e ampliação das cidades de Roraima. Na continuação da minha fala eu disse que o fato é que as estradas, pricipalmente no sul do estado continuam cheias de buracos. Disse também que a capacidade energética instalada atende somente uma demanda doméstica. Se forem instaladas fábricas - a ZPE poderá vir aí -a energia será insuficiente, sem contar com a insegurança do país vizinho. O tema estradas mexeu com o deputado NEUDO que por diversas vezes tocou no assunto estradas, uma verdadeira pedra nos sapatos de muita gente. NEUDO reafirmou sua pretenção de concorrer ao governo do estado em 2010 mais declinou seus nomes ao senado como também o possível vice de sua chapa.
O quinto a falar foi o Drº PETRÔNIO. Ao seu estilo, ele criticou com muita veemência a corupção. Disse que ela tem sido o maior entrave para o desenvolvimento do estado. "É ela que tem tirado da bôca, pricipalmente dos mais humildes, a comida, a oportunidade na vida". Falou que o partido PHS terá candidato próprio a presidência da república. Que serão discutidas as propostas para um governo visando não só um governo a curto prazo como também a médio e longo prazo. PETRÔNIO também criticou o jogo de interesse dos que estão empuleirados no poder a muito tempo. "É a mulher do NEUDO que é vice de IRADILSON, que é ligado a JUCÁ, que é ligado a ANCHIETA, a CHICO RODRIGUES etc. Que isso precisa mudar". PETRÔNIO disse que é candidato a governador e o partido terá dois candidatos ao senado sendo o médico IRAN GONÇALVES e advogado LAURO. Tem 56 pré- candidatos a deputado estadual e 17 pré-candidatos a deputado federal.
No final, o debate foi bastante produtivo e na opinião dos participantes, esses debates devem ocorrer com mais frequencia, inclusive por outros meios de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário