sexta-feira, 16 de novembro de 2012

2014 - UM QUADRO ABASTRATO

A instalação do estado de Roraima, após sua transformação através da promulgação da CF 88, ocorreu a partir da primeira eleição do primeiro governador do estado Ottomar Pinto.
Os concorrentes da época, além de Ottomar Pinto, foram Romero Jucá e Neudo Campos. Romero Jucá havia exercido o cargo de governador por indicação e foi substituído por Rubens Villar, também indicado pelo governo federal. Jucá era líder absoluto nas pesquisas mais seu registro dependia de uma decisão judicial que viria de Brasília. Enquanto aguardavam, o programa eleitoral exibia uma cadeira vazia com um óculo, igual o que ele usava. Quando saiu a decisão, favorável a sua candidatura, teve início de fato a corrida eleitoral. A disputa ficou polarizada entre Ottomar e Romero Jucá. Ao final da disputa Ottomar Pinto virou o jogo e venceu a eleição. Após essa derrota para o governo Romero Jucá perdeu várias eleições, seja como apoiador, seja como candidato. Perdeu apoiando Getúlio em 1994, perdeu apoiando Teresa em 1998, perdeu apoiando Ottomar 2002, perdeu em 2006 como candidato e só venceu em 2010 apoiando José de Anchieta. Para alguns, esse fator demonstra que o senador Romero Jucá tem grande rejeição quando o assunto é eleição para governador e essa rejeição ele consegue transferir aos candidatos que ele apóia.

AS PEÇAS COMEÇAM A SE MEXER

Após perder o controle do comando dos democratas em Roraima, Chico Rodrigues migrou para o PMDB e disse ter sido muito bem acolhido. Aos olhos do mundo político não era bem isso e Chico não se sentia muito a vontade. Na primeira oportunidade Chico já mudou novamente de partido, nada novo em seu currículo político.

PSB

Indo para o PSB para assumir o lugar de Iradilson Sampaio na presidência regional, que diz que não disputará mais cargos políticos, TCE é o sonho, Chico Rodrigues mexe com 2014.

VICE

Rodrigo Jucá faz parte de um projeto para assumir o governo do estado em 2018 e um dos caminhos seria ser o vice de Chico Rodrigues. Isso seria até possível se Chico Permanecesse no PMDB. Sairia uma chapa puro sangue do PMDB. Chico teria que aceitar a imposição. Porém, com a saída de Chico do PMDB e assumindo o controle do PSB a coisa muda de figura.
Se Anchieta deixar o governo para concorrer à única vaga para o senado, Chico assumirá o comando do processo eleitoral 2014. Nesse caso, dificilmente Rodrigo Jucá será o vice-governador na chapa de Chico Rodrigues. O motivo é simples. Em 2018 serão disputadas duas vagas para o senado e caso seja Rodrigo o governador na época, com afastamento de Chico para concorrer ao senado, o apoio de Rodrigo irá totalmente para o pai e Chico disputará a vaga com Ângela Portela.

ANCHIETA PODERÁ IR ATÉ O FIM

Embalado pelo movimento de Chico Rodrigues em mudar de partido, ficando assim longe do controle do PSDB e PMDB, Anchieta poderá ficar no governo até o fim do mandato, caso não haja cassação e poderá ser essa a grande novidade para 2014.
Nesse caso, o mais provável é que seja Romero Jucá o candidato do Governo e não Chico Rodrigues. Diante desse possível movimento, Chico poderá ser o candidato da oposição.

OPOSIÇÃO NÃO TEM CANDIDATO

Uma lição foi aprendida na eleição 2012. A oposição só vence se tiver unida. Qual o nome poderia representar o grupo de oposição em 2014? Eis a questão. Mecias de Jesus com seus pouco mais de 40 mil votos, teve apoio maciço de seu grupo político, entre eles dois senadores, Ângela Portela, Mozarildo Cavalcante, deputados federais Quartieiro, Jhonathan de Jesus, Delegado Francisco, Raul Lima e mais deputados estaduais.

NÃO ELEGEU NINGUÉM EM BOA VISTA

A senadora Ângela Portela e seu partido – PT não elegeu sequer um vereador na capital. Pode ser ela a candidata, única que poderá concorrer sem perder o cargo. Mecias se agarrará com unhas e dentes para salvar seu mandato de estadual. Ocorre que a senadora não elegeu um vereador em Boa Vista o que para muitos significou fraqueza.

CHICO CANDIDATO DA OPOSIÇÃO

Nesse cenário Chico Rodrigues, sendo preterido pelo atual grupo, poderá ser o candidato que a oposição tanto deseja para 2014 ficando a indicação do vice para o grupo de Neudo apontar.
Detalhe: Nesse cenário, Chico Rodrigues seria candidato a eleição e concorreria novamente a reeleição em 2018.

TELMÁRIO MOTA

Telmário Mota obteve 30.606 votos para prefeito de Boa Vista, obtendo a maioria de seus votos, em torno de 60% na quinta zona eleitoral e zona rural do município de  Boa Vista.  Ficando Anchieta no governo até o fim, os candidatos ao senado serão Mozarildo a reeleição e provavelmente Telmário Mota e outros candidatos que ainda poderão surgir.

NÃO HÁ ESPAÇO PARA AMADORES E A RENOVAÇÃO ACONTECERÁ

O vice de Chico Rodrigues será obrigatoriamente um roraimense. É possível que essa indicação poderá envolver lideres nacionais dos partidos DEM, PSB, PSDB, PPS, PDT e PV.

CÂMARA FEDERAL

É uma eleição que promete muito. Acredita-se que 50% dos deputados federais não disputem mais eleição para câmara federal e sim a deputado estadual. Perceberam que lá o espaço é outro e arrependidos poderão pedir para voltar.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES