segunda-feira, 9 de abril de 2018

PRATICAMENTE DEFINIDOS OS CANDIDATOS A DISPUTAR O GOVERNO DE RORAIMA

Com a confirmação da desistência da candidatura de Teresa Surita ao governo de Roraima no ultimo dia 6, ficam praticamente definidos os nomes que irão disputar o pleito.
A seguir uma avaliação do que poderá ocorrer de agora em diante:
Suely Campos
O governo de Suely Campos continua muito mal avaliado e a consequência disso é a baixa intenção de votos para sua reeleição. Uma das apostas para uma possível reação foi a inauguração do hospital Wilson Franco e a ampliação do Hospital Geral de Roraima.
Suely conseguiu contornar as dificuldades vindas do seu próprio partido, o PP. Agora a tendência é que sua reeleição poderá contar com os seguintes partidos: PP - PSB - PRB - PT - PDT - PC do B - PODEMOS - PRTB.
O PRB do deputado estadual Mecias de Jesus, candidato declarado a uma das vagas do senado da república, poderá sair em candidatura isolada. Como o partido formou grupo para sair sozinho para disputar vagas na ALE, restará ao grupo de Mecias, ainda na proporcional para deputado federal, organizar uma coligação para acomodar o seu filho, deputado Jonathan de Jesus.
Não resolvendo essa equação política ao lado do grupo da governadora, Mecias terá ainda as opções de migrar para o grupo de Anchieta e por lá ser o vice. Terá também a opção de ser um dos senadores do grupo do senador Telmário Mota e ainda teria a opção com menor probabilidade, mas que já é comentada nos bastidores, de ser o segundo senador na chapa do senador Romero Jucá ou ainda, ser o governador do grupo do Jucá que procura desesperadamente um palanque eleitoral, principalmente agora depois da desistência de Teresa Surita.
Anchieta Junior

O ex-governador José de Anchieta Junior tem navegado bem e com isso aparecido bem nas pesquisas eleitorais. Mas nem tudo são flores pelo lado do ex-governador, existem também espinhos. Os partidos que aparentemente poderão caminhar ao lado de Anchieta, PSDB - DEM - PR - SDD - PSDC e PPS, tem suas prioridades. Além de um bom grupo para reeleição do deputado Édio Lopes, Abel Galinha e Sheridan, tem ainda a acomodação dos pretensos candidatos ao senado. No PR já foi lançado o nome de Luciano Castro e no DEM o nome apresentado é o do ex-governador Chico Rodrigues. Abel sabe que não há a menor possibilidade do grupo eleger três deputados federais e se considerar a eleição de 2014, Abel é o que tem a menor densidade eleitoral. Por outro lado, Suely e seu grupo já acenaram que gostariam de ter Chico Rodrigues em seu palanque, oferecendo inclusive uma acomodação mais tranquila a reeleição do deputado Abel Galinha que tem ainda a possibilidade de ser o vice de Suely ou Anchieta.
Abel tem ainda a possibilidade de se acomodar junto ao senador Telmário Mota, como já fez antes em 2014.
No decorrer da caminhada, considerando o desespero do senador Romero Jucá, Anchieta poderá perder o apoio do Solidariedade - SSD de Jalser e o PSDC indo junto. Jalser é o presidente mas Jucá mantem uma forte relação com o presidente nacional do SDD, deputado Paulinho da Fora Sindical.

Antonio Denarium
Antonio Denarium assumiu o comando do PSL para sair candidato ao governador do estado. A princípio o partido de Antonio Denarium conta com a companhia do PHS. 
Denário será o representante do setor do agronegócio. Tudo indica também que receberá apoio de parte do seguimento evangélico que acompanha o pastor Izamar Ramalho que disputará a vaga para concorrer ao senado. Outros que deverão disputar a outra vaga são o ex-senador Mozarildo Cavalcante e o ex-governador Paulo Cezar Justo Quartieiro.
É pouco provável mas Denarium poderá servir de palanque para o senador Romero Jucá que procura desesperadamente um palanque eleitoral.

Telmário Mota
O senador Telmário nesses três primeiros anos de mandato, apesar de ter trazido recursos para diversas áreas, o destaque maior tem sido o combater sem cessar o senador Romero Jucá a quem chama de "o senador do mal". Na verdade, grande parte da população, cerca de 64%, deseja ver Romero Jucá ao alcance da justiça para responder os inquéritos e as denúncias que pesam contra ele, e esse papel de criticar sem dá trégua, somente o senador Telmário Mota tem peito e coragem de enfrentá-lo frente a frente. Não é atoa que o maior medo do grupo de Jucá é ver o senador Telmário Mota chegar ao palácio senador Hélio Campos como o próximo governador de Roraima.
Esse sonho não está tão distante assim, basta apenas a assessoria de comunicação acertar a mão na comunicação e o senador passar a ser propositivo deixando de lado as criticas ao senador Jucá, afinal,  o problema de Jucá é com a justiça e com os eleitores.
Para chegar ao palácio senador Hélio Campos, Telmário conta inicialmente com os partidos PTB - PV e REDE.
Sem ter candidatura ao governo do estado, tanto Teresa quanto Romero Jucá farão corpo mole estrategicamente para não eleger qualquer candidato e pois o melhor para eles é que Suely permaneça a frente do governo do estado e não fazendo um bom governo, Teresa virá candidata ao governo em 2022.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES