segunda-feira, 15 de maio de 2023

COMO PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS SE OS PAIS NÃO ESTÃO PREPARADOS

Tardiamente acenderam-se as luzes das comunidades escolares. Autoridades de todas as áreas de todo país, após as ameaças de ataques nas escolas brasileiras, começaram a reagir. 

Hoje, 16/05/2023, 25 dias após a data que as ameaças foram anunciadas, já não se fala mais no assunto e tudo voltou a vala do esquecimento.

O episódio serviu para nos mostrar que somos uma sociedade reativa. Reagimos as ameaças e nossas instituições agem da mesma forma. Um não cobra o outro e fica tudo do mesmo jeito. A cada evento que nos traz alguma ameaça ou que poderá nos causar algum dano, corremos para nos proteger e proteger nossos dependentes.

Há alguns anos, quando éramos crianças, nossos pais nos protegiam. Aliás, esse é o instinto natural de quem é pai, principalmente das fêmeas.

Quando éramos crianças, nossas rotinas eram o de ir a escola, brincar, e as brincadeiras tinham temporadas. Era o tempo do papagaio, da peteca (do boi Corre Campo e Mina de Ouro) entre outras atividades. Futebol era o tempo todo. Com um pouco de mais idade era o tempo dos arraiais. Tempo dos amassos, tempo de acochar.

O bom é que com tantas atividades, tudo ou quase tudo, os pais mantinham sob controle, mesmo a distância e podiam contar uns com os outros.

Mas como diz a música do Chico da Silva, "Tudo Mudou" e ficou muito mais difícil os país exercerem o seu extinto protetor. Com o passar do tempo o nosso mundo foi evoluindo. Ao invés das velhas brincadeiras, entraram os jogos analógicos, os computadores, os vídeos games. Hoje vivemos na era digital.

Os traficantes cada vez mais desmedidos e sem freios, começaram a vender drogas aos nossos jovens até mesmo dentro das escolas. Nasceram as "galeras" e hoje vemos as facções que levam terror as nossas escolas, comunidades etc. Ficou difícil nos defendermos e proteger nossa juventude.

Mas o que era ruim ficou pior. Agora, com o advento da internet e suas redes sociais a coisa piorou muito. Nossas crianças já nascem tendo acesso aos celulares e entendem muito mais que seus pais. Pais que muitas vezes não sabem o que se passa, com quem as crianças estão conversando, se é com um amiguinho ou se é alguém que se passa por uma criança e na verdade é um aliciador ou aliciadora. Como proteger nossas crianças?

Muitas das tragédias que acontecem mundo a fora são jovens que participam de jogos mortais onde muitas vezes terminam em tragédias coletivas. Como proteger nossas crianças?

E o poder público, será que estar preparado para nos proteger? Será que há um planejamento proativo, não só em relação a segurança mas em outras áreas?

Será que estamos protegidos?


3 comentários:

saude e cidadania para todos disse...

A regulação das plataformas é um tema global, o Brasil em função do histórico recente através do ministerio da justiça em debate intenso com setores conservadores da sociedade e com o palamento, vem pautando o assunto. Mas em pleno século XXI mesmo diante das evidências ainda vêmos vozes poderosas nos três poderes resistentes e insensíveis a regulação do setor. Abraço amigo.

saude e cidadania para todos disse...

Primeiro regular o setor, as plataformas, isso permitirá a responsabilização da criminalidade virtual(digital). As familias, as escolas e a sociedade em geral , serão alcançadas por programas específicos de reeducacao para a modernidade tecnológica sem prejuízos de acesso ao que realmente é sadio e de livre acesso. (Drogas, pornografia, incitação ao crime em geral teriam por exemplo bloqueio instantâneo....)

Antonio Lima disse...

O desajuste familiar, a falta de amor, o egoísmo, o individualismo, a falta de limites são elementos que contribuem para toda essa desordem que você bem aponta no texto. A evoluçao, acompanhada da tecnologia, é natural e esta última, deveria ser utilizada em prol do bem. No mistério da CRIAÇÃO Divina, julgamos que estamos no centro, pretendendo ocupar o lugar de Deus, nos posicionando como dominadores absolutos de todas as outras criaturas. Trata-se de uma visão errada, pois precisamos, na verdade, proteger a CASA COMUM, ou seja,a preocupação de unir toda a familia humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, envolvendo todos as outras criaturas. A se considerar essa dimensão, vejo a responsabilidade de todos nos cuidados com a educação,cultura e com o social de modo que o Poder Público se sensibilize com o compromisso de formação das criaças, dos jovens e adultos É preciso olhar a Criaçao como um todo para termos o equilíbrio da natureza, uma vez que somos capazes de contribuir na construcao do bem estar social de todos. Não arruinemos a harmonia dessa bela Criacao Divina, que é a vida!

Postagem em destaque

TODA SEMANA RORAIMA PARA POR FALTA DE INTERNET