sábado, 15 de agosto de 2009

AQUELAS QUE VIRAM O FUTURO


Há 50 anos, para nossa família, a história de Moisés se repetiu.
Duas irmãs, interessadas em mudar a vida para melhor, partiram da cidade de Barra do Corda, no Maranhão, enfrentando dificuldades, avultadas por serem mulheres, viajando a cavalo, de lancha, ônibus, navio e avião, chegaram ao antigo Território Federal de Rio Branco, onde, com um trabalho honesto, duro e persistente, derrubaram muros, realizaram conquistas, venceram "filisteus", e aqui firmaram nova vida que tanto sublimaram. Mas a distância dos entes queridos davam a elas a sensação de exílio. Como estariam os velhos? os pequenos estavam sendo cuidados? Todos dependiam do esforço dessas duas juvens, agora morando numa terra de oportunidades e eles em cidades de muros caídos, sujeitos a ataques de todo tipo de necessidades. O que fazer então? Só viam uma solução. Voltar e, como "espias otimistas", contar as vantagens da terra. Resgatar quantos fossem possível e guiá-los pelo caminho já conhecido porém ainda longo, caro, difícil e demorado (Um mês e 15 dias) e continuar a conduzí-los na nova terra, até à independência de cada um. E foi o que foi feito.
Hoje, uma dessas heroínas, como da primeira vez, "partiu na frente". E, como repetir o feito, abrindo caminho no "desconhecido" para alí de novo, aguardar os seus com lugar e tarefas preparadas, próprias de quem deve proceder bem. A outra vai ai com seus mais de 80 anos, ainda apontando na mesma direção: da honestidade, da persistência, do cuidado com o próximo e, sobretudo, da paciência.
Que presente, então, os favorecidos por tal façanha dariam a essas pioneiras? Ou que presente elas gostaram de ganhar desses resgatados? Seriam um vestido novo, um carro, uma casa? Ou, qual Moisés, o seu povo livre, esquecido, instruído e dono da terra entrada. Será que o melhor presente é aquele que, outra vez, se volta em favor desses que elas uma vez ja abençoaram?
Somente elas podem dizer - ou agora só ela. Mas duvido que não seja um filho, um irmão, um sobrinho em boa situação econômica, intelectual e espiritual, um neto saudável e bem encaminhado, não seja o melhor presente.
Pelo memos foi esse o motivo da pequena odisséia.
Singela homenagem às tias Noemi Oliveira e Ester Oliveira in memoriam) às 18:00 hrs do dia 14/08/2009 na Pastelaria Confiança.
Dilmar Leite - Sobrinho

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

TODA SEMANA RORAIMA PARA POR FALTA DE INTERNET