quinta-feira, 16 de abril de 2015

SOMOS TODOS ÍNDIOS

Foto: Fernando Oliveira
Semana dos Povos Indígenas é realizada pelo Governo de Roraima, com a liderança do PV Com o tema ‘Somos Todos Índios’, a Secretaria de Estado do Índio do Estado de Roraima realizou de 13 a 16 de Abril de 2015, a Semana dos Povos Indígenas, em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de Abril. O evento contou com a participação de diversas instituições públicas e privadas, comunidades, cooperativas e organizações indígenas.
Durante o evento, o destaque ficou por conta da Exposição ‘Makunaima no Século XXI’, que apresentou para a sociedade os avanços e as conquistas dos povos indígenas do estado nas mais diversas áreas (economia, educação, cultura, formação profissional, etc). Além dos segmentos indígenas, as instituições parceiras tiveram espaços na exposição para também divulgarem os seus trabalhos. 
O Partido Verde em Roraima é quem comanda a pasta no Governo do Estado, através do Secretário Ozélio Izidório Messias, da etnia Macuxi. Messias é servidor da Embrapa há 28 anos e profundo conhecedor da realidade indígena em Roraima, principalmente no desenvolvimento de projetos, como por exemplo o projeto VAI (Valorização da Agricultura Indígena).
De acordo com Messias, ‘o atual momento é uma oportunidade do PV em acreditar nessas novas lideranças indígenas. É importante o PV pense diferenciado no que se refere o etnodesenvolvimento. É importante acreditar que os indígenas de Roraima podem contribuir para o fortalecimento do Estado de Roraima’. Messias falou ainda que 46% das Terras do Estado é composto por Terras Indígenas. Por isso, é preciso estimular as comunidades indígenas a produzirem e contribuírem para o abastecimento do comércio local e para o aquecimento da economia do Estado.
Para o Presidente do Partido Verde em Roraima, Rudson Leite, ‘a ocupação de espaços públicos pelo Partido é estratégico e mostra para a sociedade o modelo de gestão pública que o partido defende como ideal’.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES