terça-feira, 11 de julho de 2017

UMA CIDADE ENGARRAFADA

Foto: Internet - Boa Vista
Os traços da cidade de Boa Vista foram elaborados entre os anos de 1944 a 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson e lembrando um leque, foi inspirada nos traços da também planejada Goiânia, capital do estado de Goiás.
Suas principais avenidas, antes largas e sempre arborizadas convergem para o centro da cidade.
No centro da cidade  ao redor da praça Joaquim Nabuco, mais conhecida como praça do centro cívico estão localizadas as casas do poder executivo, palácio senador Hélio Campos, assembleia legislativa, judiciário, ministério público e tribunal de contas do estado.
Também instalados no centro estão alguns bancos, hotéis, supermercados, camelódromo, escolas, correios, secretarias estaduais de  educação, fazenda, segurança pública, polícia militar, secretaria de planejamento, receita federal, entre outros órgãos federais, parte da estrutura da prefeitura municipal, igrejas e diversas empresas no centro comercial da Jaime Brasil, como também nas diversas avenidas que compõem o centro da cidade.
Foto: internet - Goiânia - GO
A partir de 2003, houve uma explosão na fabricação e utilização de automóveis e motocicletas, meio de transporte individual e pouco se investiu em transporte coletivo, permitiu-se a implantação de transporte alternativos e como resultado de tudo isso é que ganhamos um trânsito altamente congestionado, principalmente em horários de começo, intervalo e fim de expediente.
O interesse e a necessidade das pessoas passa pelo centro da cidade. A maioria para trabalhar, outros para fazer compras, pagar contas, buscar filhos em colégios, resolver problemas em repartições públicas e uma variedade de tarefas a serem realizadas no centro da cidade, causando o estrangulamento do trânsito.
A situação do estrangulamento piorou um pouco após a construção das ciclovias, pouco utilizadas,  que diminuiu a área de circulação dos veículos contribuindo um pouco mais para os engarramentos das ruas e avenidas.
CAMELÓDROMO
Para surpresa de todos, a prefeitura municipal de Boa Vista anunciou a construção de um novo camelódromo no centro da cidade, em uma das mais antigas avenida Dr Sílvio Lofêgo Botelho, antiga avenida Amazonas. A obra foi anunciada e começaram a instalar os tapumes e em seguida serão retiradas as palmeiras, mangueiras e outras espécies ali plantadas, mesmo sob protestos da população, principalmente nas redes sociais. Os engarramentos irão piorar ainda mais.

Com relação ao assunto, vários questionamentos surgem:
  • Porque mais um camelódromo no centro da cidade ao invés de descentralizar esse tipo de comércio para alcançar outro público?
  • Porque não começar a se pensar em deslocar as instituições que atraem maior público para outras áreas da cidade?
  • Investir na construção de um novo camelódromo é realmente prioridade, se a ALC sequer funciona em sua plenitude?
  • Porque não pensar em fazer funcionar a ZPE?
Outras perguntas podem ser feitas em cima do tema, que deixo por conta dos leitores.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

TODA SEMANA RORAIMA PARA POR FALTA DE INTERNET