terça-feira, 24 de janeiro de 2023

PREFACIANDO O LIVRO DO DR AIMBERÊ

 

PREFÁCIO

            A história da política roraimense é carente de informações disponíveis ao leitor, e é por isso que essa obra é de fundamental importância aos leitores que buscam conhecer A FORMAÇÃO DOS PODERES RORAIMA EM 1943 A 2021.

O professor doutor Luiz Aimberê Soares de Freitas, que viveu e fez parte desse desenvolvimento do território/estado, inclusive ajudando a construir essa história, tanto como técnico, secretário de estado, prefeito de Boa Vista e em várias oportunidades como governador em exercício, tem muito a contribuir com a sociedade, trazendo a todos esses conhecimentos de forma acessível.

Doutor Aimberê Freitas foi um dos responsáveis pela introdução da piscicultura em Roraima, sendo hoje uma das atividades mais sustentável da nossa economia. Comandou junto com sua equipe de trabalho na secretaria de agricultura do território de Roraima, a implantação da colônia de Alto Alegre (atual município de Alto Alegre), a colônia Confiança que hoje faz parte do município do Cantá entre outras colônias. A partir desses eventos a agricultura e a pecuária em Roraima tomaram outros rumos. Antes, só existiam as colônias Coronel Mota (Taiano), Brás de Aguiar (Cantá) e Fernando Costa (Mucajaí). Implantou também a estação de piscicultura e a Operação Quelônios que ajudou a preservar durante os anos 80, milhares de alevinos de quelônios na região do baixo rio branco, assegurando a reprodução das espécies que eram capturadas sem o menor controle por pescadores do amazonas.

Entre outros projetos, destaco o livro FERROVIA MANAUS – BOA VISTA – GEORGETOWN, que trata da saída da ditadura dos pneus para as ferrovias como meio de transporte na Amazônia.

Aliás, enquanto estive como senador da república, inspirado nas ideias do professor, como membro da comissão de infraestrutura, defendi que o governo federal deveria colocar eu seu planejamento estratégico, a construção de ferrovias na Amazônia, até como forma de combater o desmatamento desenfreado que acompanham a construção das rodovias, uma vez que o trem se desloca do ponta A para o ponto B, C, D, tendo suas paradas apenas em locais escolhidos, e assim estaremos diminuindo nosso passivo ambiental causado por desmatamentos irregulares.

Para que possamos ter as condições necessárias para implantação de ferrovias em terras roraimenses, é necessário demonstrar ao governo e até interessados na iniciativa privada, nossa capacidade de produtiva.

Mais uma vez, Aimberê Freitas trás sua contribuição através do livro IDEIAS PARA RORAIMA E CARIBE – Um mar de oportunidades, resta-nos aproveitar da melhor maneira possível.

Rudson Leite

Senador Suplente da República

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PRECISAMOS RESGATAR NOSSO ORGULHO!!