sábado, 31 de março de 2012

SUSTENTABILIDADE

Nunca esteve tão na moda a palavra SUSTENTABILIDADE. Virou moda, todas falam no assunto. Partidos políticos adotaram em seus discursos, empresas colam ao máximo suas marcas a questão da sustentabilidade do planeta.
As propostas e os discursos são politicamente corretos, no entanto, uma abordagem um pouco mais profunda podemos perceber que a maioria das pessoas não sabe sequer o significado dessa palavra. Como praticar o que não se sabe nem o significado?
Quando acordamos e vamos ao banheiro para realizar a higiene pessoal começa mais um dia de desperdícios, na maioria das vezes inconsciente. Gastamos mais água do que devemos, usamos o carro, o computador, lemos jornal, tomamos coca-cola igual uns loucos ( a bicha é boa) e praticamos tantas outras atividades. Não percebemos que tudo isso gera impacto ambiental, social e econômico. As consequências podem levar anos até sumirem.
Eu sou do tempo das mesas fartas, das fazendas que seus donos orgulhavam-se do comer bem. Comer e desperdiçar bem também. Esse tempo passou mais os costumes ficaram e em cada um, é só observar desperdícios fazem parte de nossas rotinas. Se olharmos nossas ruas, isso em todas as cidades, ha um consumo desenfreado, um quantidade de veículos que entopem nossas ruas tornando o trânsito intrafegável. E a quantidade de celulares? É um troca troca semestral desses aparelhos que não vivemos mais sem ele. Frear a economia? nem pensar! Ela tem que se manter aquecida para gerar os empregos necessários.
Você já percebeu que os noticiários anunciam desastres ambientais, desmoronamentos, deslizamentos e tantas outras tragédias e ainda dizem que é consequência da ação do homem? A mais pura verdade. Chega a hora do intervalo e o que assistimos? Propagandas incentivando o consumo. Isso mesmo. Consumismo sem freios. Crescimento a qualquer custo. Do jeito que a coisa anda, o crescimento é totalmente INSUSTENTÁVEL.
A propósito: Desenvolvimento SUSTENTÁVEL  de maneira bem simples, é usar hoje sem comprometer o futuro das futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES