segunda-feira, 29 de outubro de 2012

OH POVO ANIMADO!

Ainda não foram diplomados os eleitos da eleição 2012 e já começaram as articulações e especulações com vistas a 2014. São conjecturas que os menos experientes ficam doidos antes do tempo se levarem o assunto ao pé-da-letra. Olha o que dizem por aí:
Candidatos ao governo:
Chico Rodrigues é o candidato natural ao governo e terá como vice Rodrigo Jucá; Não! não é nada disso. Os dois são filiados ao PMDB e configurado dessa forma não rola. Para ficar redondo, nada haver com a Skol, o Chico tem que sair do PMDB e ir para o PSB, inclusive isso tudo já estaria articulado com o prefeito Iradilson Sampaio que deixá a presidência do partido e passará o comando para Chico Rodrigues e isso já está tudo combinado com o presidente nacional Eduardo Campos.
Outro entendido diz: Nada disso. Se o Chico sair do PMDB quem será o candidato ao governo será o senador Romero Jucá. Nesse caso o Anchieta permanece no governo até o fim. Não, não pode! Se ele fizer isso sua esposa não poderá ser candidata a deputada federal, inclusive já começou a campanha. Na verdade, Anchieta é pré-candidato ao senado e ela a federal. Sim, mais se isso ocorrer, do Anchieta se afastar, Chico será o governador e comandará o processo eleitoral e tendo a caneta mais desejada de Roraima em suas mãos ninguém o segura.
Dizem por ai que Luciano Castro anda muito "p" da vida com a história de Sheridan ser candidata a federal, inclusive anda cercando seus eleitores e cabos eleitorais.
Dizem que a oposição está perdida. Eles não encontram candidato ao governo do estado. Estão descontentes com a senadora Ângela Portela porque ela não conseguiu eleger sequer uma vereadora em Boa Vista, colocam em dúvida sua liderança. A solução seria Mecias de Jesus. Ocorre que Mecias está escaldado e não vai querer arriscar o mandato de deputado estadual. Já perdeu muito até aqui. Outros nomes de possíveis candidatos até existem, porém, com pouca ressonância junto ao eleitorado. Neudo encontra-se inelegível. Enfim, são poucas as opções.
Resta a oposição duas alternativas: Uma é aguardar como ficará a real situação de Chico Rodrigues. Se Anchieta permanecer no mandato até o fim  poderá apoiar Jucá para o governo. Chico poderá então sair candidato com apoio da oposição, cabendo a Neudo Campos indicar sua filha Emília Campos como vice de Chico.
E o Telmário, como fica? Segundo especialistas de plantão, Telmário Mota poderá ser candidato ao senado em várias situações. Independente, do Chico, do grupo do governo, ser o vice do Chico, candidato ao governo da oposição, candidato ao senado independente ou ainda, o seu grupo ter candidato ao governo e ser ele, Telmário, candidato ao senado. Telmário será o fiel da balança em qualquer situação.
Enfim, é assim que anda a política em Roraima, mesmo antes da posse dos eleitos na última eleição. Especulação é o que não faltará até junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES