domingo, 10 de março de 2013

MÉRIDA - VENEZUELA

Ícaro Leite
Esta foto é de Mérida Venezuela. Clicando em cima da imagem você poderá visualizar melhor e perceber que lá eles produzem aproveitando todos os espaços, inclusive o topo das montanhas.
Parando um pouco para observar a bela paisagem, percebe-se o porque da grande produção, principalmente batata e repolho, pelo que pude observar, naquela região.
Primeiro é uma logística favorável. Todos os acessos são pavimentados com asfalto de ótima qualidade, além de energia permanente entre outras condições. Observa-se que a terra é trabalhada com implementos agrícolas e também com tração animal. Todas as plantações são irrigadas, seja na parte baixa como também em cima das montanhas. O sistema de captação da água é engenhoso. Grandes tanques construídos com o mesmo material de tubos de bueiro, recebe a água que descem das montanha . Tudo isso a mais de 4 mil metros de altitude.
Foto: Google
O que há de diferente entre produzir lá, uma região montanhosa, no Brasil existem algumas também, e produzir em Roraima? Aqui temos terras em abundância, planas e de fácil acesso. A energia, demorou mais tá chegando aos lotes dos produtores  rurais e as estradas vicinais estão sendo asfaltadas. A partir dai será que estaremos prontos para produzir? Acho que não. Ainda teremos que superar muitas barreiras, a começar pela mudança de cultura, superar o amadorismo, implantar tecnologia de ponta, planejar e implantar o sistema de armazenamento etc.
E quando esses entraveis tiverem sido superados, será que estaremos prontos? É possível que sim, desde que tenhamos uma administração realmente voltada ao apoio a produção, coisa que não conseguimos até hoje nesses mais de 22 anos de instalação do estado de Roraima.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES