sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

OS PRETENSOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DE RORAIMA EM 2018

O jornal Folha de Boa Vista publicou recentemente matéria sobre os pretensos candidatos a disputar o governo de Roraima em 2018, deixando de fora alguns nomes que já trabalham na construção de seus nomes para disputar o cargo. Segundo a ela somente os candidatos Sueli Campos (reeleição), Airton Cascavel e José de Anchieta confirmaram que serão candidatos.
Luciano Castro e Teresa Surita não confirmaram suas pré-candidaturas.
Antes de comentar as possíveis candidaturas, é bom lembrar que as regras eleitorais tiveram algumas alterações e que se não mudarem até outubro, poderão influenciar nas composições das coligações majoritárias e proporcionais. Uma das mudanças, por exemplo, diz respeito a cláusula de desempenho ou cláusula de barreira que obriga os partidos alcançarem 2% dos votos válidos em 14 estados e existe ainda a obrigação de eleger deputados federais.
A outra mudança que ajudará a complicar as composições, principalmente as majoritárias, diz respeito ao tempo de TV que foi diminuído para 10 minutos apenas, fato que poderá diminuir em muito as chances dos que não forem capazes de formar grupos e consequentemente tempo de rádio e TV.
Sueli Campos
A atual governadora Sueli Campos tem como única opção concorrer a reeleição ou se quiser concorrer a outro cargo e junto com ela algum parente, ela terá que renunciar ao mandato, conforme legislação.
Seus dois primeiros anos de governo tem feito com que ela amargue um alto índice de rejeição até o momento. Pesa ainda contra sua reeleição, a falta de um trabalho que possa ser definido como uma marca do seu governo. A falta de habilidade política do seu grupo trará dificuldades na composição de um grupo forte de partidos para dar suporte a sua candidatura.
Anchieta Junior

O Ex-governador José de Anchieta Junior deixou o governo com alta taxa de rejeição fazendo com que ficasse em terceiro lugar na corrida para o senado federal atrás de Luciano Castro e Telmário Mota. A falta de um bom governo vem dando fôlego a Anchieta quevem gradativamente recuperando seu prestígio junto a uma parte do eleitorado roraimense. Anchieta também poderá encontrar dificuldades para montar um bom grupo que lhe dê suporte com tempo de rádio e TV como também candidatos a deputados federais e estaduais. O seu partido PSDB, tem a deputada federal Sheridan que precisará de grupo para garantir sua reeleição e isso deverá ser prioridade para o partido.
Anchieta tem outras opções, além de ser candidato a governador. Ele poderá ser o candidato ao governo do grupo do senador Jucá, caso Sander Salomão não decole. Jucá precisará desesperadamente de um palanque pra sustentar a sua reeleição para o senado. Anchieta terá ainda a opção de ser um dos senadores do grupo da governadora Suely Campos ou ainda ser o seu vice, afinal, foi sendo vice que ele chegou ao governo do estado.
Luciano Casto
O ex-deputado Luciano Castro, apesar de contar com a simpatia da Teresa Surita, dificilmente terá forças para emplacar seu nome como candidato a governador do grupo dos Jucás e para complicar ainda mais sua situação, o senador Jucá nos últimos dias tem deixado claro que o seu escolhido deverá ser o empresário Sander Salomão na tentativa de repetir o efeito Dória em Roraima. Sabendo disso, Luciano Castro com toda sua experiência recolhe-se e fica aguardando uma oportunidade sem perder de vista o seu porto seguro que é a eleição para deputado federal. Luciano Castro é do PR que tem ainda outros dois deputados federais, Édio Lopes e Remídio Monai que também tem seus interesses que deverão ser observados.

O senador Telmário Mota que não foi citado na matéria da folhabv, foi anunciado
pelo presidente nacional do PTB como pré-candidato a governador de Roraima. 

O senador após assumir a presidência estadual do PTB começou uma campanha de filiação para promover o crescimento do partido. Em sua  primeira reunião no município de Normandia, o senador Telmário filiou cerca de 300 pessoas ao partido. As filiações se estenderão por todo o estado. Nas reuniões haverá também a prestação de contas do trabalho desenvolvido nesses primeiros dois anos de mandato.
De sexta feira 25/02 até hoje 27/02, Telmário realizou reunião em Normandia, Bonfim, Pacaraima e Iracema. O ritmo é impressionante, um pique que poucos tem.

Aírton Cascavel deverá assumir a presidência do PPS em Roraima. Ele tem colocado com muita clareza que sua pretensão política para 2018 é a de concorrer ao governo do estado, que segundo ele, é seu sonho maior dentro da política. Cascavel já foi prefeito de Mucajaí, deputado constituinte estadual, vice-governador e deputado federal. Ausentou da política para tornar-se empresário na área de fruticultura entre outras atividades.
Cascavel deverá disputar a indicação de um grupo de dez partidos com o senador Telmário Mota para representar o grupo na eleição de outubro de 2018.

Sander Salomão
Uma das novidades que poderá acontecer em 2018 é o lançamento da candidatura do empresário Sander Salomão. O nome vem sendo apresentado pelo senador Romero Jucá que precisa de um palanque para sua reeleição. Atualmente Sander é um dos suplentes de Jucá no senado.
A ideia que deve ter passado na cabeça do senador Jucá é o fato da eleição de Jorge Dória em São Paulo ter dado certo. O que parece é que as situações são bem diferentes. Por lá, Dória recebeu o apoio de Geraldo Alckmin, além disso, Dório já era muito conhecido por apresentar programas de TV popular.
Porém, o que irá pesar muito de forma negativa nessa possível candidatura, será o apoio do senador Romero Jucá e seu envolvimento em diversos escândalos de corrupção, principalmente o da LAVA JATO.

Junior da Vanda
Outro personagem que poderá ter o nome apresentado como candidato a governador por um grupo de associações comunitárias é o líder comunitário Júnior da Vanda.
Júnior já tentou emplacar seu nome como candidato majoritário em outras eleições tendo seu nome barrado pelos presidentes das siglas onde era filiado.

4 comentários:

Paulo_E_Menescal_de_V disse...

Se você comparar a situação de Roraima com a de outros Estados, estamos até muito bem. Isso sem levar em conta que a Governadora Suely Campos está reestruturando várias carreiras do serviço públicoeestadual, com ganhos de até 300%. Também não devemos esquecer que a atual gestão deverá entregar duas grandes unidades hospitalares até o fim deste ano. E tudo isso sendo realizado na pior crise da História recente do Brasil.
Do outro lado temos o grupo que triplicou o endividamento de Roraima na constância dos melhores anos da História recente do país...

Carlos Abrantes disse...

2018 ta chegando! Importante novos nomes para novos cargos. Infelizmente muitos políticos estão acomodados, trabalhar que é bom ... nada.

Unknown disse...

Sou 1000 vezes a Suely do que esse bando aí!

Anônimo disse...

burro 1000 vezes

Postagem em destaque

TODA SEMANA RORAIMA PARA POR FALTA DE INTERNET