segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CASSAÇÃO DE ANCHIETA

Sexta feira 11 de Fevereiro de 2011 o colegiado de juízes do TRE - RR se reuniu para julgar três processos de cassação de mandato dos deputado estadual GEORGE MELO - PSDC, federal CHICO DAS VERDURAS  - PRP e do governador do estado JOSÉ DE ANCHIETA - PSDB.
Não gostaria aqui de levantar considerações a respeito do julgamento mas sim da diplomação do 2º colocado na eleição.
Ficou determinado por decisão da corte que NEUDO CAMPOS seria diplomado na segunda feira as 09:00 horas da segunda feira 14/02/11.
Confesso que fiquei surpreso de como isso poderia ocorrer uma vez que a prestação de contas de campanha de NEUDO ainda não haviam sido julgadas. Elas ainda estavam em fase de diligência  para que o candidato e sua assessoria pudessem fornecer os documentos que faltavam. Ora, todos nós do meio político sabemos  quão demorado são esses procedimentos. São 72 (setenta e duas) horas após a notificação responder os questionamentos, em seguida o COCIN analisa os documentos, opina, remete para o procurador eleitoral que opina e devolve para o TRE. Estando pronto para julgamento no TRE o processo segue para os juízes julgarem. A decissão que cassou ANCHIETA ocorreu por volta das 16:00 horas, e como se tratava de uma sexta feira, por mais celere que fossem as partes envolvidas não daria tempo para está tudo pronto para julgamento no horário marcado. Me enganei. Na hora marcada, com pouquíssimo atraso, estavam lá todos os juízes, advogados, platéia etc. As contas da vice MARILIA PINTO e candidato NEUDO CAMPOS foram reprovadas, fato que não compromete em nada a diplomação de quem tenha sido eleito. Porém, resta uma dúvida com relação ao futuro quando os candidatos com contas reprovadas solicitarem suas quitações eleitorais para novas candidaturas.
Na minha modesta opinião, candidatos com contas reprovadas poderão ter dificuldades com relação ao futuro.
Detalhe: NEUDO conseguir cassar ANCHIETA no dia 11. ANCHIETA voltou 45 dias após o início de seu mandato.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A POLÊMICA: DIREITA X HAVAIANA/FERNANDA TORRES