domingo, 20 de agosto de 2023

RORAIMA FINALMENTE SERÁ INTERLIGADO AO SIN - SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL

Finalmente no dia 04 de agosto de 2023, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a ordem de serviço para autorizar o início das obras para construção do linhão de Tucuruí para interligar Roraima ao SIN - sistema interligado nacional.
Roraima é o único estado brasileiro que ainda não é interligado ao sistema.
O Amapá, que também não era, foi interligado juntamente com o estado do Amazonas, após vencerem mais vários obstáculos para levar os linhões até esses estados.
Roraima continua até hoje sendo a única unidade da federação a funcionar como um sistema isolado, fora do SIN.
Até hoje, todas as promessas de trazer energia de Tucuruí falharam por não conseguirem convencer os indígenas Waimiri Atroari que vivem com suas 31 aldeias entre os estados de Roraima e Amazonas, além da Funai e as celular protetoras dos direitos dos índios.
Eu mesmo estive em todos os órgãos envolvidos nesse assunto, Funai, Ibama e ministérios. Estive também com os índios Waimiri Atroari, e a mim me foi dito que os "brancos" não cumprem acordo, acordo esse que foi firmado no governo anterior.
Entender esse "vocês brancos não cumprem acordo" nos leva a lembrar que o cabo óptico, antes para levar internet e agora trazer o sinal de internet, que passou por dentro da área indígena sem maiores problemas.
Superado esse entrave e com o novo presidente que dialoga com maior facilidade com as comunidades indígenas, foi assinada a autorização para o início da obra que se não houver mais nenhuma paralização, estaremos daqui a três anos interligados ao SIN - Sistema Interligado Nacional, que servirá para trazer, mas também levar energia para o restante do país.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

TODA SEMANA RORAIMA PARA POR FALTA DE INTERNET