segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

JÁ ESTAMOS EM ANO ELEITORAL

 Já estamos em ano eleitoral e os partidos já se movimentam, mesmo que timidamente, para escolher quem serão os candidatos a prefeito nos 15 municípios de Roraima.

Nessa eleição teremos alguns complicadores a mais para os pretendentes a comandantes dos municípios onde alguns prefeitos terão vida mais fácil embalados pela gestão bem avaliada, outros terão dificuldades diante do poderio econômico de alguns partidos ou federações.

As federações existentes atualmente são as formadas pelos partidos PT, PV e PC do B. PSDB e CIDADANIA. REDE e PSOL.

Caminha a passos acelerados mais uma formação de federação partidária que ao se concretizar, se tornará a maior bancada no congresso nacional, o famoso centrão, entre os partidos PP, REPUBLICANOS e UNIÃO BRASIL.

Sendo formada essa federação começam aqui em Roraima alguns entraves para algumas candidaturas já anunciadas.

Já foi ventilada a pré-candidatura de Catarina Guerra (UNIÃO BRASIL) que conta com a simpatia do governador Antônio Denárium e alguns deputados da base governista na ALE. O deputado federal Nicoletti, presidente estadual do UNIÃO BRASIL, também se anunciou como pré-candidato a prefeito de Boa Vista e afirmou que se a deputada Catarina Guerra quiser ser candidata a prefeita de Boa Vista, terá que deixar o UNIÃO BRASIL. Na verdade o deputado Nicoletti forneceu a deputada Catarina os motivos para que ela peça desfiliação do UNIÃO BRASIL sem que o partido, o suplente ou o ministério público promovam o pedido de perda do mandato por infidelidade partidária.

O presidente da assembléia legislativas, deputado estadual Sampaio (REPUBLICANOS) também foi anuciado como candidato a prefeito de Boa Vista.

Como dito anteriormente, o REPUPLICANOS poderá está integrando a federação com o PP e o UNIÃO BRASIL, então quem será o candidato? A formação de uma federação partidária exige a elaboração de um estatuto especifico para a federação, inclusive com os critérios para as escolhas dos candidatos. Temos aí um bom motivo para mexer com o quandro politico eleitoral de 2024.

Essa disputa interna dentro dessa federação que poderá ser formalizada, se repetirá em vários municípios de Roraima e Brasil afora.

Quem tenta demonstrar independêcia do governo do estado é o PL que também já lançou pré-candidatos nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis e Cantá.

O PL é o partido do ex-presidente Bolsonaro que obteve 76% dos votos dos roraimenses. No dia 27 próximo passado, Bolsonaro participou de uma entrevista juntamente com seu afilhado e presidente do PL estadual Deilson Bolsonaro, onde o ex- presidente hipotecou apoio a decisão que o diretório tomar em Roraima.

Os pré candidatos até agora anunciados foram, o médico  Frutuoso Lins, ex-vice governador para o município de Boa  Vista, Nilda Reginatto em Rorainópolis e Daniel Trindade no município do Cant, além. De Arthur Henrique que disputa a reeleição. 

Restará saber se Bolsonaro terá a força que teve em Roraima na eleição para presidiente e transferir essa força para os candidatos que ele apoiará nos municípios de Roraima.

Fora tudo isso, há ainda um evento com potencial para mudar totalmente o rumo das eleições desse ano.

A possibilidade de haver eleições para prefeitos e vereadores, poderá ter a companhia da eleição suplementar para governador de Roraima, caso o TSE confirme a cassação do governador ocorrida no ano que passou, aí os desejos de alguns pré candidatos deixará de ser a prefeitura de Boa Vista para ser o governo do estado.

Quem tiver que mudar de partido que aproveitem o momento. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

TODA SEMANA RORAIMA PARA POR FALTA DE INTERNET